(11) 5631 5760
(11) 2371 6968

(11) 98151 1047
(11) 98077 4463

home 2706790

Diferenças de uma lavagem de tapete comum e especial

Atualmente, os tapetes são muito mais do que simples acessórios de decoração em uma casa. Especialistas em design de interiores defendem a premissa de que estas peças são capazes de simbolizar toda a essência do ambiente, transparecendo traços da personalidade dos proprietários.

Dando graça e cor às áreas de circulação, os tapetes precisam dialogar com o estilo da casa. Além de delimitar um espaço na residência, eles também são referência na decoração e, por isso, precisam ser cautelosamente selecionados para valorizar os espaços.

Diferenças entre tapetes comuns e especiais
Tapetes comuns podem ser confeccionados a partir dos mais variados tipos de matérias-primas. Os mais comuns são os modelos sintéticos de nylon, polipropileno e poliéster, além dos casos em que os mesmos estão misturados.

Se antes eram encarados como “vilões”, atualmente este preconceito caiu por terra. Peças de qualidade são fabricadas com filamentos contínuos, que não soltam pelo e são antialérgicos e fáceis de serem limpos.

Já entre os itens considerados tapetes especiais, podemos citar os tapetes persas, Indianos, tapete de fibra natural como: lã, sisal natural, pele, algodão ou os indianos. Esses tapetes de fibra natural, orientais tradicionais e contemporâneos apresentam um elevado valor de venda no mercado, por serem naturais ou confeccionados à mão. Um legítimo tapete persa, por exemplo, é símbolo de status social e sofisticação. Dependendo do modelo, o tapete persa pode até ser considerado um patrimônio.

Outros modelos considerados especiais e bastante valorizados são os tapetes turcos, os europeus e os asiáticos. Em todos os casos, um dos principais desafios é a higienização.

Como é feita a limpeza de tapetes?
A principal recomendação número um quando se fala em lavagem de tapetes deve ser a contratação de uma empresa especializada e renomada, onde a preocupação não dever apenas o custo de uma lavagem, mas a certeza de um serviço especializado principalmente no caso de tapetes especiais, pois o barato pode sair caro no fim das contas. Uma lavagem inadequada pode levar a danos irreversíveis.

Independentemente do material empregado nas peças, todas devem ser lavadas frequente a cada 6 meses ou no mínimo 1 vez ao ano, e adequadamente, a fim de diminuir a sujidade e evitar problemas como desgaste da fibra, encardimento e amarelamento em caso de franjas e tapetes claros e com franjas.

Vale ressaltar que os tapetes especiais exigem a utilização de produtos específicos e lavagem especializada, para não amarelar e, principalmente, não causar manchas. Nas situações em que este imprevisto, nada agradável, acontece, os custos de um processo de restauração podem ser altíssimos, isso quando é possível a restauração, em alguns casos é irreversível, principalmente nos casos de tapetes persas onde o cuidado no procedimento precisa ser mais cautelosa ainda. Já no caso de tapetes de fibra natural, o amarelamento e manchas em procedimentos inadequados de lavagem requerem o mesmo cuidado, porque os danos podem levar a perda do tapete, por esse motivo o custo de um tapete como esse costuma ser mais elevado que um tapete comum de propileno.

A DryClean Carpete é a solução para seus problemas! Lavamos com produtos adequados, de acordo com as características de cada tipo de tapete, com o cuidado que cada fibra exige. Utilizamos apenas artigos registrados no Ministério da Saúde, com as devidas recomendações da ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Sendo assim, não há contraindicações. Lavamos todos os tipos de tapetes, nacionais e importados, como: Beluches, Hiraz, Naim, Tabriz, Hamadan, Gabbeh, Persa, Kilim, Pele, Couro, Sisal, Belga, Bambu, Arraiolo, Artesanais, Chinile, Ruth, Lã, entre outros. Fale com a nossa equipe de atendimento e saiba mais!

Certificações Internacioanl e mascote