(11) 5631 5760
(11) 2371 6968

(11) 98151 1047
(11) 98077 4463

home 2706790

Por que a limpeza semi a seco é ruim? E a Seco é melhor?

Por que a limpeza semi a seco é ruim? E a Seco é melhor?

Limpar o carpete Molhado ou SecoMolhado ou Seco

Limpar alcatifas, tapetes e carpetes exige conhecimento, apesar da impressão de ser algo simples de ser realizado. Nas últimas décadas, muitos profissionais da indústria dedicam-se a criar métodos eficientes para a lavagem e a higienização de todos os tipos de tecidos e revestimento de piso.

Existem uma grande divisão no mercado entre dois sistemas: a limpeza à seco e a limpeza com água. Mas, diante de tantas alternativas disponíveis para ambos os métodos, qual é o melhor sistema de limpeza na atualidade?

A escolha do melhor sistema de limpeza vai depender dos critérios de avaliação. Entre os quesitos relevantes a serem considerados, podemos destacar

(a) o tipo de tecido e estofado,(b) o grau de eficiência da limpeza e (c) a proteção do meio ambiente.

Vantagens da limpeza à seco:

  • A água não pode dissolver nódoas/manchas provocadas por óleo ou graxa porque esses elementos não são hidrossolúveis. Por outro lado, os produtos da limpeza à seco podem remover com maior eficácia os sinais ou o espaço de cor diferente na superfície do tecido, evitando os pré-tratamentos e os extratores de nódoas/manchas com produtos químicos.
  • As técnicas de limpeza com água costumam utilizar em grande quantidade um recurso escasso na natureza, além de ser responsável pelo despejo de resíduos poluentes no sistema de captação de água. Porém, como o próprio nome indica, a limpeza a seco usa uma porção insignificante de água, que seca de imediato após a conclusão da limpeza.
  • O contato do tecido com grande volume de água pode distorcer sua cor. O uso do vapor d’água, por exemplo, embora seja eficiente no resultado da limpeza, é agressivo às fibras dos tapetes, alcatifas e carpetes. Por outro lado, o sistema à seco evita que o revestimento do piso se deforme. Alguns fabricantes recomendam aos seus clientes à lavagem à seco, até mesmo como uma das obrigações para o certificado de garantia do tapete.
  • O tempo de secagem exigido pela limpeza com água é longo. Em alguns casos, além do gasto adicional de energia elétrica para o funcionamento dos ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para acelerar a secagem, o piso do imóvel deve ser isolado de 12 a 48 horas para impedir o tráfego de pessoas e animais domésticos. Isso é impraticável para lojas comerciais e prédios públicos que precisam funcionar todos os dias da semana.

Nenhum método de limpeza é superior a outro em todos os critérios de avaliação. Mas, em comparação com a tradicional com água, a limpeza a seco é melhor por (1) ser ecologicamente amigável, economizando água e utilizado produtos naturais no processo; (2) ter maior capacidade de extração de nódoas e manchas do tecido do revestimento, sem agredir as fibras dos tapetes, carpetes e alcatifas; (3) proporcionar mais praticidade devido à secagem instantânea que permite o uso do revestimento do piso logo após a limpeza.

A DryClean Carpete oferece, entre as soluções para os clientes, duas técnicas de limpeza à seco, por encapsulamento ou composto orgânico. Ambas as técnicas à seco têm o mesmo poder de extração da sujidade e higienização dos tapetes, carpetes e alcatifas. Ambas exibem o selo verde, ou seja, são ecologicamente corretas. Ambas proporcionam praticidade ao permitir o uso imediato do piso após a limpeza.

Certificações Internacioanl e mascote