(11) 5631 5760
(11) 2371 6968

(11) 98151 1047
(11) 98077 4463

home 2706790

Restauração de piso de pedra

O tratamento de pedras ornamentais, como mármores, granitos, limestones e travertinos, deve ter um cuidado especial e cheio de detalhes importantes nas etapas de manutenção, restauração e limpeza.

Basicamente, a restauração de um piso é realizada à base de produtos químicos, que retiram o excesso de sujidade e ceras, além de manchas superficiais. Já o polimento regulariza a superfície por meio de um processo de desgaste mecânico, até a recuperação do brilho natural, eliminando as manchas.

Pode haver ainda a aplicação de resinas para acentuar o brilho, além da impermeabilização. Dessa forma, cada processo se complementa.

Da limpeza à restauração, a solução para o revestimento depende de seu estado, e para saber o tipo de serviço que será necessário é fundamental fazer uma avaliação técnica, a fim de que o procedimento adequado para cada piso seja adotado, preservando suas particularidades.

 Restauração de pedras naturais

O processo de restauração de pedras naturais é necessário quando o piso acaba ficando sem brilho ou com fissuras de desgaste natural devido ao tempo. O objetivo da restauração é nivelar o revestimento, proporcionando uma sensação de uniformidade à superfície, recuperando o brilho natural e a proteção total contra infiltrações de água e óleo, por exemplo. Dessa forma, evita-se a formação de manchas de qualquer natureza e aumenta-se a durabilidade da pedra.

É importante saber que os processos de restauração de pedras naturais devem ser aplicados apenas nesse tipo de material. Cada piso tem sua especificidade e precisa ser tratado de forma diferente!

Restauração de piso 

Etapas para a restauração de um piso de pedra natural

Quando as rochas perdem o brilho, é necessário polir novamente o material ou então aplicar produtos químicos que devolvam seu brilho. O polimento de um piso de mármore, que é a mais tradicional pedra natural aplicada em residências e ambientes corporativos, pode ser uma opção contra a substituição do revestimento.

A restauração devolve a aparência de nova à pedra, e é realizada em quatro etapas. Para que o revestimento volte a apresentar sua aparência brilhante é necessário que ele passe por uma raspagem, que sejam reparadas suas rachaduras, que a pedra seja polida e, por fim, impermeabilizada.

 Raspagem

No processo da raspagem, removemos toda a sujidade que ficou incrustada no piso e fazemos o nivelamento da superfície. Em seguida, são reparadas as rachaduras com uma massa plástica que fecha os trincados, quando necessário.

O levigamento é usado tanto em mármores como em granitos, por se tratar de um acabamento semipolido, adequado às áreas internas e externas e com efeito antiderrapante.

 Polimento

Essa etapa serve para afinamento e fechamento dos poros, a fim de obter brilho natural. O polimento é realizado para que a superfície do piso fique lisa. Neste processo também é possível executar a substituição da junta existente por uma junta plástica.

 Cristalização

Nessa etapa aplica-se uma pasta abrasiva, cujos cristais penetram em microfissuras e poros da pedra natural. O produto reage quimicamente com a superfície, garantindo a limpeza final e realçando o brilho natural.

 Impermeabilização

A última etapa é a impermeabilização do piso, quando ele é selado para que não apresente manchas e conserve o seu brilho. A impermeabilização do piso penetra e age na estrutura do material, preservando suas características originais sem a criação de películas. Esse processo também permite a oxigenação do material através de microporos, retendo somente substâncias que possam causar manchas, umidade, etc.

A DryClean Carpete executa com maestria todos os tipos de restauração de pisos de pedras naturais. A empresa trabalha ainda com restaurações e com os materiais de Mármore, Granito, Porcelanato, Fulget, Limestone, Granilite, Mosaico Português, Pedras Goiás, Mineira, Miracema, Ardósia, entre outros.

Conheça a DryClean Carpete e saiba por que a empresa é sinônimo de qualidade e eficiência no tratamento de pisos e carpetes!

Certificações Internacioanl e mascote